Relacionamento com clientes
G4-26
Nosso relacionamento com clientes, mercado e sociedade é pautado pela ética e pela independência e constitui um dos fundamentos para garantir a qualidade do nosso trabalho e a perenidade do nosso negócio.
Esse diálogo acontece por meio do contato direto com o cliente no atendimento dos profissionais em campo, das pesquisas de satisfação e dos diversos canais de que dispomos para compartilhar o conhecimento que circula nas firmas-membro da KPMG International — como estudos e publicações, eventos, palestras, roadshows, entre outros.
Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos – Conforme descrito em Aceitação e continuidade de clientes e trabalhos, dispomos de políticas sistematizadas para garantir a associação aos clientes corretos. Independentemente do retorno financeiro que um novo trabalho possa nos trazer, ele só será aceito após verificações e consultas a informações públicas sobre o potencial cliente. O mesmo cuidado é mantido durante a execução dos trabalhos, determinando se eles terão ou não continuidade.
Satisfação dos clientes - A Pesquisa de Satisfação dos Clientes é realizada anualmente e nos ajuda a identificar as questões mais relevantes, segundo a percepção desse público, bem como os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em nossa dinâmica de trabalho. G4-PR5
Para definir a amostra de clientes que participa da pesquisa, utilizamos dois critérios: projetos encerrados no ano fiscal correspondente e clientes com remuneração acima de R$ 50 mil. Eles recebem um questionário por e-mail, que avalia uma série de indicadores-padrão e conta com campo específico para inserir comentários adicionais.
No ano fiscal 2013-2014, os questionários foram enviados às 1.446 empresas que se enquadravam nesses critérios, com 23% de taxa de retorno.
Pesquisa de Satisfação de Clientes
Quesito | 2013 / 2014 - 331 respondentes | 2012 / 2013 - 186 respondentes | 2012* - 164 respondentes |
---|---|---|---|
Pontuação | Pontuação | Pontuação | |
Expectativa | 9,1 | 9,4 | 9,5 |
Qualidade técnica | 7,9 | 7,9 | 8,2 |
Comunicação entre equipes | 7,8 | 7,8 | 7,9 |
Atendimento e postura profissional | 8,3 | 8,5 | 8,6 |
Formato de entrega | 7,7 | 7,6 | 7,8 |
Pontualidade da entrega | 6,7 | 6,9 | 6,8 |
Utilizaria outros serviços | 92% | 93% | 96% |
Recomendaria a KPMG | 95% | 97% | 98% |
*Excepcionalmente, em 2012 a Pesquisa de Satisfação de Clientes seguiu o ano-calendário (janeiro a dezembro).
Pesquisa de Satisfação do Cliente Interno – Tem o objetivo de recolher os feedbacks, medir o nível de satisfação de nossos profissionais e subsidiar planos de ação para aprimorar o suporte dado pelas áreas de Operações e Infraestrutura.