Cidadania Corporativa
G4-15 | EC4 l EC7
Atuação global
Nosso papel na sociedade é definido pelos serviços que prestamos e, principalmente, pelo modo como nos envolvemos com nossos stakeholders. A equipe de Cidadania Corporativa & Diversidade é responsável por influenciar a estratégia da Organização na direção do Desenvolvimento Sustentável.
Esse trabalho é pautado por um conjunto de iniciativas internacionais promovidas pela Organização das Nações Unidas e pelo Fórum Econômico Mundial, às quais a KPMG International aderiu voluntariamente, e que se estendem também às firmasmembro da KPMG em todo o mundo.
Organização das Nações Unidas (ONU)
Pacto Global - Desde 2002, atuamos para nos alinhar aos compromissos estabelecidos pelo documento. Anualmente, a KPMG International publica o relatório Communication on Progress (COP).
Leadership Development Program - Desde 2011, fazemos parte da plataforma de liderança corporativa para a sustentabilidade, focada em ajudar as empresas a integrar os dez princípios do Pacto Global.
Guiding Principles On Business and Human Rights - Incorporamos os cinco princípios relacionados aos Direitos Humanos em nosso Código de Conduta, bem como nos procedimentos e nas políticas relacionados à aceitação de clientes e à contratação de fornecedores.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Globalmente, as firmasmembro da KPMG concentram seus esforços nos três primeiros objetivos e já estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que substituirão os Objetivos do Milênio a partir de 2015.
Fórum Econômico Mundial
A KPMG International também tem atuação relevante em algumas iniciativas do Fórum Econômico Mundial, que reúne importantes líderes empresariais e políticos, jornalistas e intelectuais na busca de soluções para os desafios mais urgentes enfrentados mundialmente. Essas ações ajudam a balizar nossas políticas e práticas e a consolidar novos parâmetros para a atuação de empresas.
Parceria Contra a Corrupção - Somos signatários desde 2007. Adotamos e implementamos políticas de tolerância zero ao suborno e à corrupção e evidenciamos aos Comitês Gestores de Auditoria, aos órgãos reguladores, aos governos e aos clientes as medidas que adotamos para garantir nossas obrigações e responsabilidades profissionais nas áreas correlatas.
Princípios do Capitalismo Responsável - Em 2010, aderimos a esse compromisso, que está alinhado às nossas práticas e aos valores que queremos reforçar e disseminar.
Future Role of Civil Society - A partir dele, abrimos diálogos com organizações não governamentais e religiosas, líderes trabalhistas e empresariais, organizações internacionais e governamentais, promovendo o trabalho conjunto em busca de melhorar o estado do mundo.
Melhores práticas de empresas brasileiras globalizadas
Em janeiro de 2014, uma parceria entre a KPMG no Brasil e o Fórum Econômico Mundial resultou na apresentação, em Davos, do estudo Emerging Best Practices of Brazilian Globalizers, que traz à luz as melhores práticas em cidadania corporativa das companhias brasileiras que estão em processo de expansão internacional.
Atuação local
Os compromissos externos assumidos pela KPMG International influenciam diretamente a estratégia global de Cidadania Corporativa, sob responsabilidade da Diretoria Internacional de Cidadania Corporativa e Diversidade. A área tem a atribuição de definir, organizar e fomentar as diretrizes e acompanhar o desempenho das práticas de sustentabilidade nas firmas-membro, que traçam seus planos de ação e suas metas de acordo com as realidades locais.
Dois programas globais da KPMG International alinham as iniciativas que desenvolvemos em Cidadania Corporativa e Diversidade aos compromissos internacionais: o Global Development Initiative (GDI), que aborda questões relacionadas ao desenvolvimento e à justiça social; e o Global Green Initiative (GGI), que endereça as questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
No Brasil, a estratégia de Cidadania Corporativa tem três fundamentos, que articulam todas as nossas iniciativas e muitas vezes geram efeitos positivos transversais nos locais em que atuamos: Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente. As práticas voltadas ao meio ambiente serão reportadas à frente, no item Capital Natural.
Fundamentos da estratégia de Cidadania Corporativa da KPMG no Brasil
Educação
Contribuir para que escolas e faculdades ampliem sua capacidade de incentivar o progresso de habilidades e potenciais de jovens e crianças, além de ajudar a construir coesão empresarial e comunitária.
Desenvolvimento
Investir em justiça social e contribuir para a construção de empreendimentos sustentáveis nas comunidades em que atuamos.
Meio Ambiente
Melhorar o nosso desempenho ambiental e atuar com grupos de liderança e com nossas práticas de negócios em prol da sustentabilidade e da sensibilização de nossos profissionais, clientes e comunidades.
Educação
Contribuir para que escolas e faculdades ampliem sua capacidade de incentivar o progresso de habilidades e potenciais de jovens e crianças, além de ajudar a construir coesão empresarial e comunitária.
Desenvolvimento
Investir em justiça social e contribuir para a construção de empreendimentos sustentáveis nas comunidades em que atuamos.