Governança da KPMG International
A estrutura de governança corporativa da KPMG International é apoiada por cinco órgãos principais:
Global Council - Voltado à estratégia e à governança, executa funções equivalentes às de uma assembleia de acionistas nas companhias de capital aberto. Entre outras ações, elege o presidente da KPMG International para um mandato de até quatro anos (renovável por mais quatro) e aprova a nomeação de membros do Global Board, incluindo a representação das 56 firmas-membro da KPMG International, de acordo com a legislação suíça (sublicenciadas são geralmente representadas por uma firma-membro). Mantém ativo o fórum para discussões e comunicações entre as firmas-membro.
Global Board - Principal órgão de governança e supervisão, é responsável por incluir e aprovar estratégias, proteger e aprimorar a marca, supervisionar a gestão, sancionar políticas e regulamentos, admitir firmas-membro e homologar a nomeação de membros da equipe executiva global pelo presidente. Liderado pelo presidente da KPMG International –assessorado pelo Executive Committee – o Board conta também com o vice-presidente da KPMG International, o presidente de cada uma das três regiões — Américas; Ásia e Pacífico (Aspac); e Europa, Oriente Médio e África (EMA) — e sócios seniores de algumas das maiores firmas-membro, incluindo o Brasil, totalizando 21 membros. O Global Board é apoiado pelos Global Committees, responsáveis por colocar em prática os planos de ação que endereçam as estratégias traçadas em cada uma das áreas específicas do negócio. São eles: Executive Committee; Governance Committee; Operations Committee; Investments Committee; Quality & Risk Management Committee; e Professional Indemnity Committee.
Global Management Team – Suas responsabilidades são definidas pelo Global Board e incluem trabalhar ao lado do Executive Committee para garantir a execução da estratégia aprovada pelo Global Board e por estabelecer processos para monitorar e aplicar o compliance com as políticas globais. É liderado pelo vice-presidente da KPMG International e inclui o presidente global, os líderes globais de cada prática, os líderes de Operações, de Pessoas, de Qualidade, Risco e Regulamentação e o General Council.
Global Steering Groups – Sob a supervisão do Global Management Team, são responsáveis por apoiar e dirigir a execução da estratégia e do plano de negócios em suas respectivas áreas (Global Audit, Tax and Advisory Steering Groups e Quality & Risk Management Steering Group).
Regional Boards – Cada região (Américas, EMA e Aspac) conta com um Board composto por um presidente regional, um COO, um representante de cada sub-região e outros membros, quando apropriado. O Regional Board apoia a estratégia global, auxiliando na implementação das políticas e dos regulamentos com foco específico nas necessidades de cada região. David Bunce, presidente da KPMG no Brasil de 1999 a 2008, integrou o Regional Board Americas como presidente para a América do Sul até 2014.
Global Board –
Composição da Diretoria Global da KPMG International
- John Veihmeyer
- Presidente, KPMG International/CEO, Estados Unidos
- John Scott
- Vice-presidente, KPMG International/presidente, EMA
- William Thomas
- Presidente, Américas
- Tham Sai Choy
- Presidente, ASPAC
- Moses Kgosana
- África
- Peter Nash
- Austrália
- Pedro Melo
- Brasil
- Richard Cysarz
- Europa Central e do Leste
- Stephen Yiu
- China
- Oleg Goshchansky
- Comunidade de Estados Independentes (CIS)
- Simon Collins
- Reino Unido
- Stefan Pfister
- Suíça
- Guillermo Garcia-Naranjo
- México
- Abdullah Al Fozan
- Oriente Médio e Sul da Ásia
- Kyo Tae Kim
- Coreia do Sul
- Tsutomu Takahashi
- Japão
- Domenico Fumagalli
- Itália
- Shaun Murphy
- Irlanda
- Richard Rekhy
- Índia
- Klaus Becker
- Alemanha
- Jay Nirsimloo
- França