Governança da KPMG no Brasil G4-38 | 39 | 41 | 42 | 47

Nossa estrutura local de governança segue os padrões estabelecidos pela KPMG International e agrega órgãos próprios para a coordenação e o monitoramento da gestão, em conformidade com as leis brasileiras. O modelo adotado favorece o diálogo entre os líderes e os demais sócios e profissionais, permitindo que todas as áreas sejam representadas nas principais esferas de decisão da KPMG.

Sócios - Todos os sócios são convocados para reuniões trimestrais de alinhamento estratégico e prestação de contas sobre os resultados. Adicionalmente, participam das assembleias estatutárias anuais para aprovar a prestação de contas e discutir outros temas relacionados ao negócio. Promovemos, ainda, reuniões periódicas por grupos de negócios, e por meio de órgãos como o KPMG’s Network of Women (KNOW) e o Grupo de Programa de Participação nos Lucros (PPL). Saiba mais aqui (Know).

Presidente - Principal executivo local, é eleito pelos demais sócios por um período de três anos, renovável por mais dois mandatos de igual duração. Com essa limitação, promovemos a alternância de comando e estimulamos o ingresso de vários sócios na alta direção, mantendo nosso processo sucessório. G4-39

Como parte do processo de desenvolvimento de carreira, nossos profissionais de maior destaque tornam-se sócios da KPMG e podem se candidatar à Presidência, desde que atendam às normas do regulamento.

Chief Operating Officer (COO) - Responsável pela gestão e representação no Comitê Executivo das áreas administrativas, que abrangem Cidadania Corporativa & Diversidade; Marketing; Pessoas, Performance & Cultura; Aprendizagem & Desenvolvimento; Controladoria; Financeiro; Facilities; e Tecnologia da Informação.

Comitê Executivo - Composto pelo presidente e por até oito sócios nomeados pela presidência, geralmente líderes das principais práticas de negócios, que continuam exercendo suas responsabilidades na prestação de serviços aos clientes. Por tratar-se de um órgão executivo, acumulando funções de gestão e definição estratégica, sua composição fixa não inclui membros independentes (non-executives). O Comitê Executivo se apoia na Assembleia Geral de Sócios para debater e aprovar as diretrizes estratégicas e de gestão. G4-38

Em conjunto, o presidente e o Comitê Executivo são responsáveis pela revisão do propósito, visão, missão e valores da Organização, bem como pelo planejamento, pela supervisão e pela direção geral das atividades, incluindo a definição das metas de crescimento local e o direcionamento da gestão estratégica das áreas de negócios, visando a manter a consistência com a estratégia global. G4-42

Oferecem apoio ao Comitê Executivo:

Comitê Disciplinar - Analisa supostas violações de regras e políticas praticadas por nossos profissionais. É composto pelos líderes das áreas de negócio e de Pessoas, Performance & Cultura, pelo sócio responsável por Gerenciamento de Riscos e pelo Presidente. Saiba mais aqui. G4-41

Comitê de Finanças - Mantém a gestão financeira da Organização, incluindo seus investimentos e a administração do fluxo de caixa de curto e longo prazos.

Comitê Operacional - Composto pelo presidente, pelos líderes das áreas operacionais, pelo COO e pelo líder da área de Markets. Atua na condução rotineira dos negócios, considerando o alcance das metas estabelecidas no plano estratégico.

Comitê de Compensação - Trata das regras de remuneração dos sócios e é composto por três membros do Comitê Executivo, não incluindo membros do Comitê Operacional.

 

Estrutura de governança da KPMG no Brasil

 
 

A governança na sustentabilidade