GAES 2019 - Brazilian Chapter

Infraestrutura

O problema logístico decorrente do fato de a indústria estar dependente de um só modal de transporte, o rodoviário, constitui entrave à eficiência do setor produtivo brasileiro.

O estudo mostra maciça concordância de que o País precisa investir em alternativas ao modelo atual. A opção mais citada pelos executivos é o investimento em malha ferroviária.

Adicionalmente, as respostas indicaram que a alternativa ideal para esse investimento deve ser via parcerias público-privadas (PPPs), dado o sucesso alcançado em projetos anteriores.

De acordo com a Fundação Dom Cabral, com investimentos da ordem de R$ 300 bilhões em 10 a 15 anos, seria possível reduzir os principais gargalos e alcançar esse objetivo. Caso esses investimentos sejam concretizados, a economia anual em custos logísticos para todos os setores da economia nacional seria de R$ 31 bilhões.


Privatização (ou PPPs) de rodovias, portos, aeroportos e de outros modais seriam a melhor solução para resolver os gargalos logísticos no Brasil.


O País precisa investir em alternativas ao modelo logístico atual, predominantemente rodoviário, para alavancar seu crescimento?


Como você ordenaria a prioridade das alternativas de investimento em modais logísticos no Brasil (para quem concordou com a pergunta acima)?



O custo de mão de obra sempre foi um obstáculo à competitividade da indústria brasileira. O governo tem sinalizado novos mecanismos para reduzir os custos trabalhistas. A maioria dos executivos respondeu que não acredita que essas medidas terão o efeito esperado, ainda que possam trazer algum avanço nesse gargalo do setor produtivo.

O cenário é complexo e inclui outros movimentos que estão ocorrendo na indústria automotiva retratados neste estudo, como a automação da produção. Considerando esse exemplo e alguns outros, a resposta dos executivos nos permite inferir que a realização de reformas necessárias não se refletirá plenamente em criação de empregos.


O governo tem sinalizado ações para reduzir o custo de contratação de mão de obra no Brasil (flexibilização das regras trabalhistas, desoneração da folha de pagamento, desburocratização, alteração na contribuição para o Sistema S etc.). Qual sua opinião sobre a eficácia desta estratégia do governo?


Estas ações do governo para reduzir o custo de contratação de mão de obra no Brasil permitirão um aumento da oferta de empregos na indústria automotiva.