GAES 2019 - Brazilian Chapter

Sobre o Estudo

Entre os meses de fevereiro e março de 2019, 256 executivos de diferentes elos da cadeia automotiva e 1.004 consumidores residentes em todas as regiões do Brasil responderam aos questionários disponibilizados na Internet. Essa valiosa contribuição serviu de base para mapear posicionamentos e expectativas de ambas as partes sobre aspectos diversos da indústria automotiva, bem como para identificar os pontos de vista efetivamente afinados e os que ainda carecem de aperfeiçoamento em sua sintonia.

Executivos

Mais da metade dos entrevistados ocupa cargos de alta gestão — Conselho de Administração, Presidência, Vice-Presidência e Diretoria, o que confere alto cunho estratégico aos resultados apurados.

O Sudeste é a região com o maior número de respondentes, resultado adequado na medida em que a maior parte das empresas envolvidas está instalada no eixo São Paulo - Rio de Janeiro - Minas Gerais.

Quanto ao nicho de atuação, sobressaiu a participação das montadoras, seguidas pelos sistemistas, pelas concessionárias e pelas fornecedoras tiers 2, 3 e 4. Em relação aos resultados financeiros, mais da metade dos respondentes atua em companhias com receita anual superior a R$ 1 bilhão.


Qual das seguintes opções melhor descreve o seu cargo?




Qual das seguintes opções melhor descreve a atuação de sua empresa no Brasil?




Qual das seguintes opções melhor descreve a receita anual da sua empresa no Brasil em 2018?

Consumidores

Realizada em todas as regiões do País, a GAES 2019 - Brazilian Chapter buscou contemplar a maior diversidade possível de perfis entre os participantes.

Ainda assim, algumas características predominaram. A grande maioria mora na região Sudeste, em cidades com mais de 5 milhões de habitantes, tem renda média em comparação com pessoas do seu entorno e alto grau de formação (superior ou pós-graduação).

Em relação à faixa etária, os intervalos entre 25 e 30 anos e 31 e 40 anos representam mais de 60% da amostra.

A grande maioria possui carro e o utiliza em seu deslocamento cotidiano, enquanto a segunda forma de locomoção mais citada foi o transporte público. Quanto aos trajetos, a maioria percorre mais de 5 quilômetros diários, enquanto 1/3 dos demais se desloca por mais de 25 quilômetros.


 

Qual a sua idade?


Em qual região do Brasil você está localizado?




Qual o nível educacional mais alto que você completou?




Quantos quilômetros você se desloca por dia?




Em comparação com pessoas do seu entorno, como você descreveria sua renda?




Você possui um veículo atualmente?




Com que transporte você percorre os quilômetros mencionados (cite o mais frequente)?