Pillars of KPMG in Brazil's strategy
Os pilares fundamentais de nossa estratégia apresentam os elementos que sustentam nosso crescimento: pessoas de alta performance e apaixonadas pelo que fazem, apoiadas pelo conhecimento de uma rede global de especialistas, alinhados a políticas de governança e ética, que garantem a oferta de serviços com qualidade e valor para os nossos públicos. Compreendendo os quatro pilares de forma sinérgica, fica evidente que o crescimento perene só pode ser atingido quando alicerçado na qualidade dos nossos serviços.
Objetivos estratégicos
Temas materiais
Essa orientação ajudou-nos a manter a posição de liderança em diversos segmentos e permitiu um crescimento vigoroso em termos de performance e resultado. Em 2013, mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, continuamos investindo na formação e qualificação dos nossos profissionais, em tecnologias e ferramentas mais eficientes e na abertura de novas oportunidades de negócio.
Em âmbito global, essa estratégia vem se mostrando bastante efetiva para que possamos ajudar nossos clientes a atuar em um novo modelo econômico, que busque sobretudo o maior equilíbrio entre os aspectos financeiros, sociais e ambientais.
Em termos práticos, isso se traduz nos esforços permanentes para restituir a confiança no mercado de capitais e garantir a credibilidade tanto da marca KPMG quanto das organizações com as quais trabalhamos. Tais esforços vão além do cumprimento dos requerimentos estatutários e legais, não se resumem a questões regulatórias e não se limitam pelo pensamento único do compliance.
Nesse âmbito, a KPMG International teve um papel decisivo, ao longo de 2013, no grupo de trabalho sobre Transparência e Anticorrupção do G20, que desenvolveu recomendações para aprimorar a transparência e as práticas de governança corporativa nos mercados emergentes.
Da mesma forma, atuamos assiduamente na promoção de debates sobre tax morality, conceito que propõe o equilíbrio entre ganhos e pagamentos de tributos e está no centro de diversas discussões sobre políticas públicas ao redor do mundo. O tema é um dos focos do G20 na busca por maior cooperação entre os países para garantir a cobrança e a arrecadação de impostos de maneira mais justa.
Outro investimento importante ao longo do ano concentrou-se na área de Data and Analytics (D&A), com o objetivo de criar valor para os negócios a partir do grande volume de informações disponíveis nos dias de hoje. Esse mercado evoluiu consideravelmente nos últimos anos, trazendo desafios e muitas oportunidades para as empresas em geral e para a KPMG em particular. Assim, em novembro de 2013, a KPMG International constituiu a KPMG Capital, voltada ao apoio de parcerias tecnológicas, alianças estratégicas e recrutamento de talentos para criar novas soluções e ferramentas de D&A, e a Organização do Brasil está entre seus investidores.
Abordagem local
No Brasil, apesar da perda significativa de clientes em 2012, por conta do rodízio obrigatório de auditorias, conseguimos estabilizar nossos serviços em 2013 ao identificar as necessidades de outros segmentos, como o mercado empreendedor. Hoje, nossos 26 escritórios, distribuídos em 13 estados brasileiros, funcionam como uma porta de entrada da KPMG no Brasil em diferentes setores da economia e segmentos de mercado.
No período, também definimos que a eficiência na gestão e nos processos seria uma busca constante, em detrimento do corte de pessoal ou de mudanças profundas na estrutura da Organização. Demos início à construção de um centro que reunirá diversos serviços de auditoria, otimizando tempo dos nossos profissionais e conferindo ainda mais qualidade às nossas entregas. Com isso, esperamos um ganho de eficiência de 10% em nossas atividades. Faremos mais rápido, com mais qualidade e menos custo (leia mais em Crescimento com Qualidade).
Ainda em 2013, Advisory intensificou os seus serviços de integração e separação (transações que envolvem organizações que passaram por processo recente de fusão ou desvinculação), além de promover a reestruturação de algumas áreas para aprimorar o nível de atendimento ao cliente. Entre as mudanças ocorridas em Advisory, vale mencionar a venda dos serviços de Business Process Outsourcing (BPO), a fim de destinar recursos e foco aos serviços core dessa prática. Em Tax, agrupamos os vários núcleos de especialização em duas lideranças (National Tax e International Tax), de acordo com o conhecimento e a experiência dos profissionais. A primeira é composta por todas as áreas de compliance vinculadas à legislação brasileira, e a segunda está associada a operações internacionais de fusão e aquisição, entre outras (leia mais em Crescimento com Qualidade).