Monitoramento
Procedimentos de monitoramento completam os cinco grupos do nosso Sistema de Controle de Qualidade e Gerenciamento de Riscos, envolvendo avaliações permanentes por meio de revisões internas e externas para verificar a integridade e a independência dos nossos profissionais e a aderência às nossas práticas e metodologias e aos nossos treinamentos e controles internos.
As verificações, às quais somos periodicamente submetidos e nas quais sempre obtivemos classificações adequadas, são:
Risk Controls Checklist (RCC) – Verificação anual, realizada pela KPMG International, dos controles internos, dos procedimentos, das práticas e dos treinamentos globais;
Programa de Revisão de Qualidade – Revisão anual, realizada nos trabalhos de Audit, Tax e Advisory, para a verificação da conformidade com nossos padrões e nossas normas e com as normas profissionais exigidas;
Revisão de Pares – Revisão local, exigida pelo Conselho Federal de Contabilidade, que consiste na verificação externa de nossos trabalhos, a cada quatro anos, por um de nossos pares, ou seja, por outra empresa de auditoria de mesmo porte, supervisionada por representantes dos órgãos reguladores brasileiros;
Revisão do Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) – Verificação periódica prevista para todas as empresas registradas nesse órgão e que prestam serviços de auditoria contábil. Avalia a aderência às normas e aos regulamentos adotados pelo PCAOB, órgão regulador norte-americano.
No período coberto por este relatório, a KPMG no Brasil não sofreu sanções ou multas decorrentes dessas revisões. GRI PR9
Além dessas revisões, monitoramos ainda o cumprimento dos padrões éticos e de integridade de nossos profissionais para identificar eventuais desvios quanto aos nossos procedimentos ou a normas profissionais que regulam nossos serviços. Esse trabalho é conduzido pelo Comitê Disciplinar, cuja atribuição é analisar informações e documentos indicativos de supostas violações das regras e das políticas relacionadas com a gestão de riscos, ética e integridade e treinamento por parte de qualquer profissional, incluindo os sócios.
Caso se confirme a violação, ela é enquadrada em um dos quatro níveis de gravidade (leves, médias, graves ou gravíssimas) e resulta em medidas disciplinares, que variam de simples notificação e treinamentos adicionais, passando por penalidade financeira na remuneração variável, até à rescisão do contrato de trabalho.
A KPMG no Brasil conta com uma hotline internacional confidencial, canal para denúncias de possíveis violações legais, éticas ou de normas e padrões. Coordenada por um fornecedor independente, a hotline é aberta a todos os nossos públicos, 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os contatos recebidos são gravados e dão início a processos sigilosos de investigação, sempre em conformidade com a legislação vigente e com nossas normas e procedimentos internos.
No período coberto por este relatório, não houve casos de violação registrados por quaisquer de nossas ferramentas de monitoramento. GRI SO4
Hotline de Denúncia de Atos Ilícitos
Brasil: 0800 891 7391
Demais países: www.kpmg.com/Global/en/Pages/International-hotline-numbers.aspx
Online: www.clearviewconnects.com/
Por correio: P.O. Box 11017 – Toronto, Ontário – M1E 1N0, Canadá